quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Redução na emissão de gases poluentes é a meta do Sertões 2010



Preocupação constante nas grandes cidades do país e do mundo, a emissão de gases poluentes por veículos de passeio também chega à esfera esportiva e mobiliza os organizadores de provas automobilísticas. Marcada pelo cuidado com o meio ambiente nos campeonatos que promove, como o Dunas Supercross e o lendário Rally Internacional dos Sertões, a Dunas Race anunciou nesta quinta-feira (20/08) que estuda mudanças no regulamento técnico visando diminuir a emissão de CO2 e material particulado durante o Sertões – o segundo maior rally do mundo em extensão e uma das principais provas do cenário offroad internacional.

"Já nos preocupamos com essa questão há alguns anos, e achamos que a hora de implantar este projeto chegou. Uma das questões é que agora é tecnologicamente viável fazer isso, por meio de modificações no regulamento. Mas como isso será feito ainda não podemos dizer. Estamos avaliando as opções. Mas esperamos ter modificações para a 18ª edição do Rally dos Sertões”, declara Marcos Moraes, diretor-presidente da empresa.

A preocupação ambiental não é uma novidade para a equipe da Dunas Race. Desde 2001, o Rally dos Sertões reduz os efeitos deixados na natureza por sua caravana, formada por cerca de duas mil pessoas. Para isso, uma equipe de reparação ecológica foi criada. Sua missão é recolher todos os detritos produzidos durante os dez dias de evento e realizar o descarte correto de todo material.

Lixo controlado – Na edição de 2009, mais de 50 litros de óleo, 11 toneladas de lixo e 600 quilos de resíduos (restos de pneus, ferro e alumínio dos veículos) foram retirados das trilhas por onde a prova passou. No entanto, o trabalho não é apenas de correção, mas também de prevenção. "Além de eliminar detritos gerados pelo evento, também procuramos colaborar com o meio ambiente de outras formas. Por exemplo, foram distribuídos mais de mil cinzeiros ecológicos, seis mil sacos plásticos de 100 litros e outras seis mil sacolas de pano para carros. Com isso, também conseguimos prevenir que uma grande quantidade de lixo fosse parar na natureza”, declara Carlos Andrade, um dos coordenadores da Ação Ambiental dos Sertões.

"Com a questão do lixo bem encaminhada, agora nosso objetivo para o ano que é viabilizar uma ação que reduza consideravelmente a emissão de gases nocivos à natureza em nossos veículos. Carros, caminhões, motos e quadriciclos deverão sofrer alterações”, avisa Marcos Moraes.

O Rally Internacional dos Sertões 2009 é patrocinado por Petrobras e apoiado pelos Governos dos Estados de Goiás, Tocantins e Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo, Goiás Turismo, Shopping Flamboyant, DCCO – Geradores e Motores Cummins, SAMA, Mitsubishi Motors e MACBOOT. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário